logo-site-02
/
/
O que visitar em Lagos?

O que visitar em Lagos?

Lagos é uma das muitas cidades multiculturais do Algarve e um ponto de passagem de turistas. A afluência deve-se à beleza histórica, às pessoas afáveis e claro, às suas praias galardoadas. Sigue este roteiro cheio de boas ideias a visitar durante as tuas férias em Lagos.

Mercados da Cidade

Acreditamos que podemos conhecer a cidade através das suas gentes, dos seus sabores e paladares, então nada como visitar os mercados em Lagos. É nestes espaços de compra e venda que os locais e os turistas se concentram nos vários dias de mercado. Descobre os 4 mercados da cidade:

Mercado de Santo Amaro

Reconheces todos os peixes e sabes as várias formas de o confecionar? Este é o mercado para todos os bons entendedores desta iguaria que abunda no mar do Algarve. Nas características bancas de mármore dos antigos mercados, encontrará também fruta da época e congelados.
Aberto de segunda a sábado, das 7.00h às 15.00H
Vê a localização, aqui.

Viv’o Mercado

Aqui os vegetais, as leguminosas e as frutas vêm diretamente das hortas de pequenos produtores. São todos biológicos e em cada mercado existem sempre as novidades da época. Encontrará bancas dedicadas ao artesanato e tasquinhas com cerveja artesanal e licores de frutos típicos da região.
Aberto à quarta-feira, das 16.00h às 20.00h
Vê a localização, aqui.

Mercado Municipal da Avenida

É o mercado mais antigo de Lagos e fica numa zona privilegiada da cidade. Na fachada encontra a data de construção de 1924. Estende-se ao longo de três pisos, em que no primeiro encontra o peixe acabado de sair da lota, no segundo as frutas, legumes e outros comércios de bebidas e por fim, no terceiro um restaurante com uma vista ampla da zona ribeirinha. Neste mercado as artes também estão presentes nas obras de Xana, um artista residente e na homenagem à escritora Sophia de Mello Breyner Adresen, com o poema inscrito “O caminho da manhã”.
Aberto de segunda a sábado, das 7.00h às 14.00h
Vê a localização, aqui.

Mercado do Levante

No mercado do Levante, também conhecido por Reforma Agrária, são os legumes, frutas e flores que fazem as delícias aos madrugadores. Agora com localização provisória ao ar livre, enquanto o edifício principal sofre obras de requalificação, encontra um mar de cor neste mercado.
Aberto aos sábados, das 6.00h às 14.00h
Vê a nova localização aqui.

Passeios Pelo Centro Histórico
Apaixona-te pela cidade e as suas histórias ao caminhar sem rumo pelas ruas de calçada portuguesa. Repara nos pormenores de cada edifício e assiste ao movimento calmo de uma cidade multicultural.

Igrejas de Lagos
Três igrejas que podem ser visitadas quer pelo lado espiritual ou arquitetónico de cada uma.

Igreja de São Sebastião tem um acervo de arte sacra vasto e poderás identificar a data de 1612 na fachada. Pode ser visitada das 17.00h às 18.00h de segunda a sábado e das 10.00h às 11.00h ao domingo.

A próxima igreja a ser visitada é a Igreja de Santa Maria que se encontra no centro da praça Infante D. Henrique. É um espaço de culto datado em 1498, com duas torres sineiras que cruzam o azul do céu. Pode ser visitada todos os dias das 9.00h às 19.00h.

Por último fica a Igreja de Santo António, a fachada de traça barroca simples engana a quem passa. No seu interior deparamo-nos com a riqueza dos materiais como a talha dourada, azulejos e pinturas. Pode ser visitada de terça a domingo das 10.00h às 12.30h e das 14.00h às 17.30h, encerra à segunda-feira.

Museus
Um dos locais que recebe mais visitas em Lagos é o Mercado de Escravos, devido á sua arquitetura e a história que nele é representado. É neste espaço que é apresentada ao visitante uma perspetiva sobre a difícil e trágica da história da escravatura em Portugal. A entrada é paga e podes visitar de segunda a sábado, das 10.00h às 18.00h

Centro Cultural de Lagos alberga quase todas as vertentes artísticas, não tivesse uma agenda cultural mensal diversificada. Na fachada do edifício podes consultar a panóplia de acontecimentos mensais, como concertos, workshops ou exposições. Também podes aceder a todos os eventos aqui. Aberto de terça a sábado das 10.00h às 18.00h.

Zona Ribeirinha de Lagos

O passeio pela zona ribeirinha é imprescindível na sua visita a Lagos. Observa os barcos a entrar entre os dois molhes, ou faz a tua corrida matinal neste que é um dos locais mais bonitos da cidade.

Marina de Lagos

É um ponto de partidas e chegadas quer seja por terra ou por mar. Aqui cruzam-se milhares de pessoas ao longo do ano e param para beber algo ou simplesmente ter uma refeição. A Marina de Lagos, construída desde 1994 é um dos ícones da cidade pela sua beleza arquitetónica e pelos vários espaços comerciais. Junto da Marina está uma ponte levadiça, que se levanta cada vez que um barco queira prosseguir viagem. Se tiveres crianças contigo, leva-as a ver a ponte, ficarão radiantes! Vê a sua localização aqui.

Lagos é rica culturalmente por ser uma cidade em que várias nacionalidades vivem. A história de Portugal funde-se aqui, com tantas outras de outros países europeus e do resto do mundo. Sairás das tuas férias muito mais rico ao conhecer esta cidade cheia de movimento e cores.

Escrito por: www.belmarresort.com