Lagos é uma das muitas cidades multiculturais do Algarve e um ponto de passagem de turistas. A afluência deve-se à beleza histórica, às pessoas afáveis e claro, às suas praias galardoadas. Sigue este roteiro cheio de boas ideias a visitar durante as tuas férias em Lagos.
Mercados da Cidade
Acreditamos que podemos conhecer a cidade através das suas gentes, dos seus sabores e paladares, então nada como visitar os mercados em Lagos. É nestes espaços de compra e venda que os locais e os turistas se concentram nos vários dias de mercado. Descobre os 4 mercados da cidade:
Mercado de Santo Amaro
Reconheces todos os peixes e sabes as várias formas de o confecionar? Este é o mercado para todos os bons entendedores desta iguaria que abunda no mar do Algarve. Nas características bancas de mármore dos antigos mercados, encontrará também fruta da época e congelados.
Aberto de segunda a sábado, das 7.00h às 15.00H
Vê a localização, aqui.
Viv’o Mercado
Aqui os vegetais, as leguminosas e as frutas vêm diretamente das hortas de pequenos produtores. São todos biológicos e em cada mercado existem sempre as novidades da época. Encontrará bancas dedicadas ao artesanato e tasquinhas com cerveja artesanal e licores de frutos típicos da região.
Aberto à quarta-feira, das 16.00h às 20.00h
Vê a localização, aqui.
Mercado Municipal da Avenida
É o mercado mais antigo de Lagos e fica numa zona privilegiada da cidade. Na fachada encontra a data de construção de 1924. Estende-se ao longo de três pisos, em que no primeiro encontra o peixe acabado de sair da lota, no segundo as frutas, legumes e outros comércios de bebidas e por fim, no terceiro um restaurante com uma vista ampla da zona ribeirinha. Neste mercado as artes também estão presentes nas obras de Xana, um artista residente e na homenagem à escritora Sophia de Mello Breyner Adresen, com o poema inscrito “O caminho da manhã”.
Aberto de segunda a sábado, das 7.00h às 14.00h
Vê a localização, aqui.
Mercado do Levante
No mercado do Levante, também conhecido por Reforma Agrária, são os legumes, frutas e flores que fazem as delícias aos madrugadores. Agora com localização provisória ao ar livre, enquanto o edifício principal sofre obras de requalificação, encontra um mar de cor neste mercado.
Aberto aos sábados, das 6.00h às 14.00h
Vê a nova localização aqui.
Passeios Pelo Centro Histórico
Apaixona-te pela cidade e as suas histórias ao caminhar sem rumo pelas ruas de calçada portuguesa. Repara nos pormenores de cada edifício e assiste ao movimento calmo de uma cidade multicultural.
Igrejas de Lagos
Três igrejas que podem ser visitadas quer pelo lado espiritual ou arquitetónico de cada uma.
A Igreja de São Sebastião tem um acervo de arte sacra vasto e poderás identificar a data de 1612 na fachada. Pode ser visitada das 17.00h às 18.00h de segunda a sábado e das 10.00h às 11.00h ao domingo.
A próxima igreja a ser visitada é a Igreja de Santa Maria que se encontra no centro da praça Infante D. Henrique. É um espaço de culto datado em 1498, com duas torres sineiras que cruzam o azul do céu. Pode ser visitada todos os dias das 9.00h às 19.00h.
Por último fica a Igreja de Santo António, a fachada de traça barroca simples engana a quem passa. No seu interior deparamo-nos com a riqueza dos materiais como a talha dourada, azulejos e pinturas. Pode ser visitada de terça a domingo das 10.00h às 12.30h e das 14.00h às 17.30h, encerra à segunda-feira.
Museus
Um dos locais que recebe mais visitas em Lagos é o Mercado de Escravos, devido á sua arquitetura e a história que nele é representado. É neste espaço que é apresentada ao visitante uma perspetiva sobre a difícil e trágica da história da escravatura em Portugal. A entrada é paga e podes visitar de segunda a sábado, das 10.00h às 18.00h
O Centro Cultural de Lagos alberga quase todas as vertentes artísticas, não tivesse uma agenda cultural mensal diversificada. Na fachada do edifício podes consultar a panóplia de acontecimentos mensais, como concertos, workshops ou exposições. Também podes aceder a todos os eventos aqui. Aberto de terça a sábado das 10.00h às 18.00h.
Zona Ribeirinha de Lagos
O passeio pela zona ribeirinha é imprescindível na sua visita a Lagos. Observa os barcos a entrar entre os dois molhes, ou faz a tua corrida matinal neste que é um dos locais mais bonitos da cidade.
Marina de Lagos
É um ponto de partidas e chegadas quer seja por terra ou por mar. Aqui cruzam-se milhares de pessoas ao longo do ano e param para beber algo ou simplesmente ter uma refeição. A Marina de Lagos, construída desde 1994 é um dos ícones da cidade pela sua beleza arquitetónica e pelos vários espaços comerciais. Junto da Marina está uma ponte levadiça, que se levanta cada vez que um barco queira prosseguir viagem. Se tiveres crianças contigo, leva-as a ver a ponte, ficarão radiantes! Vê a sua localização aqui.
Lagos é rica culturalmente por ser uma cidade em que várias nacionalidades vivem. A história de Portugal funde-se aqui, com tantas outras de outros países europeus e do resto do mundo. Sairás das tuas férias muito mais rico ao conhecer esta cidade cheia de movimento e cores.
Escrito por: www.belmarresort.com