Quando viajas gostas particularmente de conhecer a população e os seus costumes? Sabias que existem sítios indicados para perceber a essência do povo algarvio? Os portugueses são conhecidos por gostarem de se sentar à mesa por longas horas a conversar enquanto comem, por isso, o melhor local para conhecer a fundo a população do Algarve são os mercados locais. Vem descobrir os ingredientes que compõem as mesas da região e deixa-te deliciar pelos produtos mais frescos do Algarve.
Existe uma regra indispensável para conhecer os mercados locais e ela é: acordar cedo! É de manhã que os melhores produtos aparecem nas bancas dos mercados locais do Algarve e é também de manhã que os residentes gostam de percorrer todas as bancas em busca do melhor produto.
Já sabes qual o primeiro sítio a visitar para comprar o peixe fresco, ou as frutas mais sumarentas? Se não sabes, deixamos a informação de alguns mercados de Lagos e outros de cidades vizinhas.
Mercado Municipal da Avenida
A tua visita a este mercado é obrigatória. Fica num edifício com uma fachada histórica, numa das avenidas mais agitadas de Lagos. Mesmo em frente, passam os barcos que saem da Marina de Lagos em direção ao mar e é também onde os turistas gostam de passear para conhecer as cores desta cidade.
Este mercado é o mais antigo de Lagos e divide-se por três pisos. Ao entrar, o primeiro piso que encontras, é destinado ao mar. Aqui vende-se o famoso peixe do Algarve, com a frescura que se faz logo notar e que se sente no paladar. Para além do peixe, há também o marisco. Pede sugestões de receitas nas próprias bancas e aventura-te na cozinha.
No segundo andar deste mercado, está a fruta e os legumes para acompanhar a guarnição. A maioria dos produtos são locais, tendo ainda mais importância o facto de preferir comprar neste mercado.
Já o terceiro e último piso, tem um simpático restaurante com vista sobre o mar e a marina. Na escadaria que liga estes três pisos, repara nas obras dos artistas locais e no poema escrito na parede de Sophia de Mello Breyner Andresen. Uma poetisa portuguesa que adorava a cidade de Lagos.
Horário: aberto de segunda a sábado, das 07.00h às 14.00h.
Local: Avenida dos Descobrimentos, Lagos
Viv’o Mercado
Se acordar cedo não é para ti, em Lagos existe um mercado que abre as portas a meio da tarde. Apesar das horas, os produtos são frescos, biológicos e produzidos nas hortas da cidade ou de cidades vizinhas. Para além de vegetais e frutas, poderás encontrar artesanato ou outros produtos cuja principal preocupação é a sustentabilidade. A organização deste mercado distribui um selo pelas bancas de produtos 100% biológicos, visando identificar as marcas que seguem este conceito amigo do ambiente.
Durante a pandemia este mercado deixou de ter animação infantil, música ao vivo e bancas de comida, mas queremos acreditar que o regresso está para breve.
Horário: aberto todas as quartas-feiras, das 16.00h às 20.00h.
Local: Rua Vasco da Gama – Em frente ao edifício dos Paços do Concelho.
Mercado do Levante
Foi no ano que se deu a revolução dos cravos em Portugal que este mercado nasceu. Foi em 1974 que em Lagos se criou um mercado para ajudar os comerciantes a escoar os seus produtos. Não fiques confuso ao ouvir alguém chamar a este mercado Reforma Agrária. Na cidade este mercado é conhecido por estes dois nomes e ambos são usados com frequência.
No Mercado do Levante, ou Reforma Agrária se preferires, poderás encontrar vegetais biológicos, frutas e flores de mil cores. Até ao final do mês de junho este mercado realiza-se ao ar livre. A medida foi tomada para evitar os contágios da Covis-19 e também para requalificar o edifício que albergava o mercado do levante desde o seu início.
Horário: aberto todos os sábados, das 06.00h às 14.00h.
Local: Parque de estacionamento do Complexo Desportivo de Lagos.
Mercado Municipal de Santo Amaro
Se a gastronomia é algo que te move e não dispensas um bom prato de peixe fresco, este é o local a visitar. Agora no verão, poderás encontrar as típicas sardinhas do Algarve, ótimas para assar e acompanhar com salada fresca de tomate, alface e pimentos. Neste mercado os peixes grandes também habitam as bancas do mercado de Santo Amaro. Encontra sargos, douradas ou outras espécies apanhadas durante a madrugada.
No mesmo edifício poderás ter a sorte de assistir às exposições da comunidade criativa da cidade.
Horário: aberto de segunda a sábado, das 07.00h às 15.00h.
Local: Rua da Filarmónica Primeiro de Maio, Lagos.
Se ao longo da tua estadia decidires visitar outras cidades em busca dos produtos mais frescos, vê as nossas sugestões seguintes.
Mercado Municipal de Portimão
Ao sábado de manhã é um corrupio entre vendedores, fregueses ou aqueles que visitam o mercado apenas para tomar o pequeno-almoço. Neste mercado, bem no centro de Portimão, há um pouco de tudo, desde flores frescas, frutas típicas do Algarve, frutas dos quatro cantos do mundo, vegetais, peixe e marisco. Na zona das hortaliças e frutas, encontras as bancas dos produtores locais de produção reduzida e logo a seguir, as bancas maiores de fruta e vegetais. Também tens um espaço dedicado à carne e enchidos algarvios. O espaço mais cobiçado logo pela manhã, é o do peixe. Passeia pelas várias bancas e vê qual o melhor para o teu almoço.
No andar térreo deste mercado, tens um pequeno restaurante que abre logo pela manhã e fecha após a hora de almoço. A sua especialidade são as bifanas, que aconselhamos vivamente a provar.
Horário: aberto de segunda a sexta-feira, das 07.00h às 14.00h e das 17.00h às 20.00h. Aos sábados abre das 07.00h às 14.00h.
Local: Avenida São João de Deus, Portimão.
Mercado Municipal de Loulé
Este mercado fica um pouco longe de Lagos, mas garantimos que merece a tua visita. A arquitetura deste mercado é inspirada na cultura árabe e nos tons avermelhados das cúpulas sobressaem dos restantes edifícios em redor. É durante a manhã que os produtos frescos se encontram nas bancas, mas durante a noite ou até mesmo à hora do almoço, também é possível petiscar nas bancas-restaurantes do mercado. Este mercado é imponente pela sua arquitetura e pela vida que traz à cidade.
Horário: aberto de segunda a sábado, das 07.00h às 22.30h e domingos das 09.30h às 22.30h
Local: Rua José Fernandes Guerreiro, Loulé.
Se és amigo de boa comida, explora um dos melhores roteiros gastronómicos do Algarve ao visitar cada mercado da região. Se desejares visitar outros mercados locais, pergunta-nos como lá chegar.
Escrito por: www.belmarresort.com